Júlio César -> Centralização de poder “Queria poder demais para si mesmo”, não partilha o poder para com os outros, causa que levou ao seu assassinato.
Cronologia:
55 a.C, Júlio César com 40 mil homens queria ir a Germania (frança, suécia e bélgica), atravessando o reno porque nenhum outro teria ido.
OBS: O rio reno fica no limite do mundo conhecido, fato esse que permitiu a proteção germânica contra os romanos, a construção da ponte que levara as tribos germânica durou apenas 10 dias.
César recebe o título de Primeiro Ditador Perpetuo em 44 a.C
15 março do ano 44 a.C Júlio César é assassinado
A conquista da gália permitiu ampliação do domínio romano, e seu poder marcou o fim da democracia em Roma e a queda dos senadores, gerando governos autoritários.
Feitos Romanos
-
COACLAS MÁXIMA (redes de esgoto), ainda existente
-
Via ábil (a primeira auto estrada romana) 212km
-
Quando Júlio César foi assassinato Roma tinha grande parte da Europa Ocidental e o norte da África
-
Criação de sistema de aquedutos, 11 linhas da capital para cidades vizinhas (Otávio Augusto) 800 milhões de litros por dia.
Otávio “Augusto” (sobrinho neto de Júlio César) 31 a.C – 14 d.C
- Coroado como primeiro Imperador de Roma
- No seu governo ocorreu a expansão das estradas
Cláudio 41 – 54 (Gago)
Conquistou a Bretanha
- Construção de dois arquedutos em Roma, o uso do arco – 1- fontes públicas, 2- banhos públicos 3- Imperador, e os romanos que podiam pagar
- I – II o uso da água corrente que não apareceria na Idade Média
OBS: ele chocou o Império quando se casou com sua sobrinha Agripina, irmã de Galícula. No ano de 50 ela conseguiu que seu filho de um casamento anterior fosse posto como herdeiro em detrimento do filho biológico do imperador, 4 anos depois ele seria morto por “envenenado por um cogumelo”
Nero 54 – 68 de 16 anos destuiria a cidade
- Incédio de 64 (duração de 1 semana), destruição de quase 3/4 da cidade.
obs: um grande número de casas simples de madeira, culpou também os cristãos e centenas deles foram expostos e mortos nas ruas de Roma deu a cabeça da ex-mulher a nova esposa, mas tarde matou-a com chutes quando ela estava grávida
NA ROMA ANTIGA A ESCRAVIDÃO ERA UMA PRÁTICA COMUM E ACEITÁVEL
O palácio dourado de Nero 4 anos de construção, no centro de Roma, “Finalmente posso viver em uma casa digna de um ser humano” Nero.
No ano de 104 sua casa foi em coberta por barro, para construção de um complexo de banho do Imperador Trajano. No século XVI ela foi descoberta.
Vespasiano 69 – 79
- Oficial de carreira, prático e experiente, pôs as melhores mentes de Roma a serviço do povo
- Construção do Coliseu (Anfiteatro Flávio), sua estrutura era a junção de dois teatros gregos, inauguração ano 80 no reinado de seu filho, Tito, onde nos 100 dias seguintes ocorreu muita carnificina durante apresentações.
obs: Imperador romano até o ano 98
Trajan 98 – 117
- Guerreiro da província da Espanha) grande construtor, com período de paz e tranquilidade, levou o Império romano ao auge
- Fórum de Tranjano (Apolodoro de Damasco) 112, a peça central deste era uma coluna de marmore de 38m, ainda hoje existente
- Mercado de Trajano 158 lojas
Hadrian 117
- 138 filho adotivo de Trajano
- Busca para proteção das fronteiras de Roma, norte da inglaterra a 2400km de Roma muro este de 117km que atravesaria o país, sendo
- que esta tinha 4,5m de altura
- panteão (construção dedicada a todos os deuses)
Caracala 211 – 217
- morreu esfaqueado pelos soldados
- Termas (casas de banho) sua construção levou 5 anos, contou com cerca de 50 fornalhas (diretamente) para aquecer a água, inaugurada 216