1. (PUCCAMP-SP) O Império Bizantino, ao longo de sua história, apresentou um governo que se caracterizou por:
a) proporcionar condições sociais que possibilitaram eliminar, desde suas origens, o problema da escravidão.
b) procurar eliminar suas origens romanas, a par de restringir o poder dos soberanos , que era bastante limitado.
c) apresentar um carátre despótico associado a grande influência religiosa, dando-lheuma feição teocrática.
d) afastar o poder espiritual do bispo de Constantinopla sobre assuntos de natureza secular.
e) controlar, chegando a eliminar completamente, o poder da burocracia no Estado.
2.(UFRS – adaptado). O texto abaixo refere-se aos progressos deuma importante civilização dentro da história da humanidade nos séculos VII ao XIV da era cristã. A partir das informações fornecedidas, identifique o povo quemarca esta civilização, indicando, também a religião, o livro sagrado, o profeta, a principal cidade e a atividade econômica que caracterizaram este povo. “Um povo, até então quase desconhecido, unificara-se levadopelo impulso de uma nova religião. (…) A nova civilização resultante destas conquistas alinhar-se-ia entre as mais brilhantes e seria, de vários pontos de vista, a preceptora do Ocidente, depois de ter por sua vez recolhido, vivificando-a, grande parte do legado antigo.” (PERROY, M. História geral das civilizações. Tomo III, 1º vol. p.95)
a) árabes – Islamismo – Novo Testamento – Cristo – Bombaim – agricultura
b) hebreus – Judaismo – Antigo Testamento – Moisés Jerusalém- comércio
c) árabes – Budismo – Corão -Maomé – Meca – artesanato
d) persas – Zoroastrismo – Livro dos Ensinamentos – Nostradamus – Bagdá – artesanto
e) árabes – Islamismo – Corão – Maomé – Meca – comércio
3. (Vunesp-SP) “Quando Maomé fixou residência em Yatrib, teve inicio uma fase decisiva na vida do Profeta, em seuempenho defazer triunfar a nova religião. A cidade de Yatrib, que doravante seria chamada de Madina al-nabi (Medina, a cidade do Profeta), tornou-se a sede ativa de uma comunidade da qual Maomé era o chefe espiritual e temporal.” (Robert Mantran, Expansão muçulmana.)
Essa mudança para Medina,que assinalao início da era muçulmana, ficou conhecida como:
a) Xiismo
b) Sunismo
c) Islamismo
d) Hégira
e) Copta
4. (UFSE)
I – Os intelectuais árabes interessavam-se por diversosramos de estudosaomesmo tempo; o sábio Al-Biruni, por exemplo, era matemático, astrônomo, botânico, poeta e historiador.
II – Havia interesse em conciliar a observação rigorosa e desinteressada com as consequências práticas das novas descobertas; poroutro lado, as descobertas do dia-a-dia contribuiam para aumentar origor dasobservações e análises dos estudiosos árabes.
III – Os estudiosos se orientavam pelo raciocínio lógico, pela observação direta e pela experimentação, sem se atrelarem a especulações religiosas.
Com base nos ítens I, II e III pode-se afirmar que as características comuns nos ítens I, II e III pode-se afirmar que as características comuns que marcaram a atividade intelectualdos árabes, nas diversas áreas do conhecimentona época da expansão do islamismo, foram, respectivamente:
a) o antropocentrismo, o ecletismo e a crítica a concepções religiosas.
b) a praticidade, o naturalismo e a influência do ritualismo religioso.
c) a originalidade, o naturalismo e a harmonia da fé com a razão.
d) o ecletismo, a praticidade e a pouca influência religiosa.
e) o cosmopolitismo, o misticismo e o ritualismo religioso.
Gabarito
1. C 2.E 3.D 4.D